POR DENTRO DO THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

Flora Dutra fotografou o Theatro Municipal do Rio de Janeiro

A+ A-

POR DENTRO DO THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: Um dos mais bonitos prédios do Rio de Janeiro, localizado na Praça Floriano, conhecida como Cinelândia, no centro da cidade, o Theatro Municipal é a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul.

Foto: Flora Dutra

Desde a sua inauguração, em 14 de julho de 1909, o Theatro tem recebido os maiores artistas internacionais, assim como os principais nomes brasileiros, da dança, música e da ópera. Inicialmente, o Theatro foi apenas uma casa de espetáculos, que recebia principalmente companhias estrangeiras, na maioria trazidas da Itália e da França.

Foto: Flora Dutra

A partir da década de 30, o Municipal passou a ter seus próprios corpos artísticos: orquestra, coro e ballet (para a história de cada um deles veja Diretoria Artística). Os três continuam em plena atividade e realizam várias produções próprias a cada ano.

Foto: Flora Dutra

Hoje, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro é a única instituição cultural brasileira a manter simultaneamente um coro, uma orquestra sinfônica e uma companhia de ballet. Prefeito do Distrito Federal, entre os anos de 1902 e 1906, o engenheiro Pereira Passos o planejou como o toque final da reforma que realizou na cidade do Rio de Janeiro, sendo o Theatro construído com base na fusão do projeto arquitetônico de Francisco de Oliveira Passos, com o de Albert Guilbert, que haviam empatado no concurso organizado para o projeto do novo teatro. O desenho do prédio foi inspirado no da Ópera de Paris, construída por Charles Garnier.*

Foto: Flora Dutra

Foto: Flora Dutra

Foto: Flora Dutra

Foto: Flora Dutra

Foto: Flora Dutra

Foto: Flora Dutra

POR DENTRO DO THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO, pelo viés da colaboradora Flora Dutra.

*Este texto é a apresentação do Theatro Municipal em seu sítio online.

VEJA MAIS:

OS PASSOS EM COLÔNIA, pelo viés de Júlia Schnorr

ONTEM À TARDE, pelo viés de Caren Rhoden

LUGARES E PESSOAS, pelo viés de Liana Coll

ENTRE RIO GRANDE E SÃO JOSÉ DO NORTE, pelo viés de Bibiano Girard

 

 

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this pageEmail this to someone
  • victor hugo

    lindas fotos flora!!!

  • Aramis

    mazaaa flora propolis!!!

  • Cris Mafacioli

    Flora, que lindo ver toda essa arte… a do Teatro e a feita pelas tuas mãos e pelo teu olhar! Parabéns, guria… lindo trabalho!!!