O OLHAR ESTRANGEIRO DE NATÁLIA FLORES

Texto e fotos: Natália Flores

Impossível não se encantar com a paisagem natural de Pernambuco, especialmente com as praias sossegadas do litoral sul do estado. Faz quase três meses que eu, nascida em Santa Maria (Região Central do Rio Grande do Sul) vim morar pra esses lados, bem longe de minha cidade natal e bem perto do mar. Com um olhar estrangeiro que leva um tempo para se acostumar com os costumes locais, desvendo os menores detalhes da cultura e do ambiente nordestinos. O olhar do turista desperta para as pequenas riquezas locais que, às vezes, passam despercebidas pelos moradores e sua rotina agitada de cidade grande. É esse olhar de turista e aspirante a fotógrafa que compõe as fotos deste ensaio fotográfico, feito em duas praias cartões-postais de Pernambuco: Porto de Galinhas e Praia de Carneiros.

Melhor do que descobrir paisagens paradisíacas é descobrir a história que transpira desses lugares. Porto de Galinhas foi conhecido por ser um ponto de extração de pau-brasil, no século XV. No século XVIII, o local passou a ser um porto clandestino de desembarque de escravos, transportados embaixo de engradados de galinhas d’angola. A senha “tem galinha nova no Porto!” significava a chegada de mais escravos africanos às terras brasileiras.

A Praia de Carneiros é uma propriedade particular de uma tradicional família pernambucana, a família Carneiro. Só têm acesso a ela os turistas que ficam em pousadas da praia. Tranquilidade é a palavra que melhor define o lugar, conhecido pela Igreja de São Benedito.

Igreja de São Benedito.

Não tem como não se encantar com as histórias que esses lugares parecem guardar e que só podem ser desvendadas por um olhar atento, estrangeiro.

UM OLHAR ESTRANGEIRO, pelo viés da colaboradora Natália Flores*

*Natália é jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é Doutoranda em Comunicação (PPGCOM/UFPE).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

xxn xnnx hindi bf xnxxx junge nackte frauen

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.