QUASE 80 ANOS, E SONHANDO EM MUDAR O MUNDO

Semana que vem começa a campanha política para as eleições de outubro. O cenário político nunca foi tão ruim para o povo brasileiro. Do mesmo lado, mas sempre afirmando estar em lados contrários, José Serra (PSDB) e Dilma Roussef (PT) já polarizam há meses essa disputa. Correndo por fora, Marina Silva (PV) mostra ser a mais retrógrada dos candidatos, e dispara pela mídia declarações homofóbicas e igrejeiras. Defende ainda um falso debate ecológico, desvinculando os problemas ambientais do sistema produtivo capitalista.

Os três candidatos que somam juntos quase 90% das intenções de voto defendem o mesmo projeto político. Um projeto de subserviência econômica e de cooptação dos movimentos sociais por migalhas chamadas de programas sociais. Vem sendo assim há décadas, e vai continuar sendo. Não se engane achando que o Serra “vai acabar com o Bolsa-Família”. Ele não seria tão estúpido. Nem que a Marina vai ser ambientalista quando o mercado a apertar.

Com qualquer um eleito – Serra, Dilma e Marina – nada mudará substancialmente. O discurso do melhorismo imperará. Ora, é verdade que a situação econômica do Brasil está melhor, pode-se comprar uma geladeira em 50 prestações na Casas Bahia. Mas os problemas estruturais, a precarização de educação e saúde públicas, só pioram. Posso apontar, sim, três candidatos que apresentam um projeto diferente de país, e de sociedade, nesse pleito. Zé Maria (PSTU) e Ivan Pinheiro (PCB) estão nessa lista, mas o nome mais importante deles é o senhorzinho de quase 80 anos do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio.

Dou mais importância a Plínio pela história que ele carrega consigo em seus anos de militância e por todos os apoiadores que ele angariou durante sua pré-campanha. Grande parte da intelectualidade que ainda sobrevive no Brasil (e no mundo) votará em Plínio. São exemplos disso o geógrafo Aziz Ab’Saber, o cineasta Sílvio Tendler, o filósofo húngaro Istvan Meszaros e o francês François Chesnais. Plínio é um lutador social há mais de 60 anos, e nunca deixou de ser coerente. Foi exilado na ditadura civil-militar. Rompeu com o PT quando da traição deste ao povo pobre. E hoje, já idoso, coloca seu nome a serviço de um projeto de mudança política.

Enquanto todos forem debater o botox da Dilma, as olheiras do Serra e a história de superação de Marina, Plínio debaterá política. Tentará mostrar à população que não há saída para a classe trabalhadora dentro desse sistema de sociedade. Que a luta contra a corrupção tem de ser combinada com a luta anti-capitalista, pois a corrupção é intrínseca ao sistema. Que a luta ecológica também não pode ser desligada da luta anti-capitalista, já que o lucro sempre terá vantagem contra a natureza no sistema vigente.

Plínio não tem dinheiro para a campanha (nem o quer de empresas). Não tem partido com grande representatividade. Não tem muito tempo na TV. É esquecido nas pesquisas. Mas tem a internet, e é por meio dela que quer chegar aos eleitores. Quer mostrar que o socialismo não é o bicho-papão que tanto se propaga, e sim o sonho de um mundo melhor. Plínio vai fazer 1% dos votos. E daí? Como ele mesmo diz, se uma pessoa começar a questionar um pouco mais a sociedade após a campanha, a tarefa terá sido cumprida.

QUASE 80 ANOS, E SONHANDO EM MUDAR O MUNDO, pelo viés de Mathias Rodrigues

mathiasrodrigues@revistaovies.com

Para ler mais crônicas acesse nosso Acervo.

Um comentário sobre “QUASE 80 ANOS, E SONHANDO EM MUDAR O MUNDO

  1. OAB: Observatório é canal de pressão para que Judiciário ataque corrupção, estou disseminando estas informações com intuito de colaborar com a causa!
    Esta é apenas uma parte dos exemplos da Justiça social cantada em versos e prosa pelos candidatos brasileiros em toda época de eleição!
    Sempre houve vantagens pessoais, e desde o descobrimento as injustiças sociais são covardemente acobertadas!
    Por estas e outras, preferem a população mal formada e desinformada!
    Começaremos pelo descobrimento: “Quando os índios eram enganados por badulaques” e daremos seqüência, até a época em que o Rei de Portugal que explorava este País; montou a farsa de independência, transferindo o poder para o filho D Pedro; que molhou as mãos de uns traidores tratantes, e com eles, continuou explorando nossos antepassados; nossos solos e nossas riquezas!
    Notem que: Desde a falsa independência até os dias de hoje, houve muitas formas de governos; só que as mentiras aumentaram e os cambalachos seguem a todo vapor!
    Veja as mais diversificadas formas de engodo:
    Pagamos impostos, para ter direito a Educação, a Saúde e a Segurança; mas somos obrigados a conviver e confiar em gente hipócrita, mentirosa, oportunista, e mesquinha, que manipula, compra, forja e distorce todos os tipos de pesquisas para se idolatrarem… Pouco, ou nada se importando com a Pátria, ou, com seu semelhante!
    Se não fosse desta maneira, há muito o Brasil seria o País mais rico do planeta em todos os sentidos!
    Existem desvios de verbas, que debilita e desacredita a educação estadual e municipal!
    E muitos políticos tiram vantagens desta situação; pois tanto montam suas escolas, como tomam parte nos lucros de outras, induzindo os que têm melhor poder aquisitivo, a procurar escolas particulares!
    Desta maneira, a maioria sem poder aquisitivo, continuara mal formada, e mal informada como sempre foi!
    Bom esquema não é mesmo?
    E esta mesma formula é usada na área de segurança publica.
    Desviam-se verbas da segurança, montam-se, ou apóiam empresas de seguranças particulares!
    E além de nos explorar com impostos abusivos, para manterem seus salários principescos, suas mordomias e as varias aposentadorias, ainda superfaturam, desde as construções dos presídios, até os custos dos presos; informando que cada um daqueles presos, que estão embolados em pequenos cubículos, custa para o governo; ou seja, para o povo que paga imposto, em torno de quatro mil e quinhentos reais mensais!
    Será que eles não sabem; que uma faculdade em período integral não custa tanto?
    E será que eles acham; que a cadeia é mais instrutiva que uma faculdade?
    Será que eles não sabem; que no Brasil muitos pais de famílias, trabalham de sol, a sol, a troco de “quinhentos e poucos reais; que é o salário mínimo?
    E com este valor tão irrisório, são obrigados a se manter, e sustentar a família?
    Ai esta a conveniência em manter as cadeias superlotadas com as vitimas marginalizadas, por este sistema injusto e imundo; criado por uma corja corrupta e oportunista, que só visam mordomias e vantagens pessoais, permanentemente interessados em obterem mais lucros!
    E na área de saúde; o trabalhador sofre os descontos em holerite, antes mesmo de receber o minguado salário; mas vê estas verbas serem desviadas por ladrões e corruptos; e a população carente continua em desespero, abandonada em filas de INSS; sem dinheiro para comprar seus remédios!
    E o pior é que ninguém é punido ou devolve um centavo do que rouba aos cofres públicos, pois além das alianças entre si, os corruptos espertalhões tem a lei de imunidade para se acobertarem, e se favorecerem em sociedades hospitalares e planos de saúde!
    Para eles é vantajosos deixar os órgãos da saúde sucateada; pois com a saúde abandonada, estão induzindo o cidadão com melhor poder aquisitivo, a pagar plano da saúde particular!
    Sem contar, que continuam nos cobrando taxas de IPVA, e muitos outros impostos, para construir estradas!
    Mas acontece que; depois de construírem tais estradas superfaturadas com nossos impostos, eles; que se dizem honestos defensores da justiça social e justa distribuição de renda; as privatizam, vendendo-as, a eles mesmos a preço de banana; e colocam laranjas para administrá-las, se favorecendo, ou favorecendo seus amiguinhos, ou seus familiares!
    E destas maracutaias; surgem os parentes; que se transformam em gênios, empresários, bilionários e fazendeiros!
    E o povo simplório e desinformado que acompanha o sensacionalismo da mídia vendida e enganadora; os aplaude; sem perceber que que estão pagando absurdos, para rodar nas mesmas estradas, que foram construídas com seus impostos!
    Outro fato estranho; é nunca ter verbas para dar o aumento “garantido pela lei” aos aposentados: “Lei” que é bem clara; quando cita que: > Cada aposentado deve receber de acordo com sua contribuição! Sinal que não temos justiça, pois a “lei”, não vem sendo cumprida ou respeitada, por aqueles que a representam!
    E os desfalques; a corrupção e a injusta distribuição de renda, além de deixar a população sem opção de vida digna, ainda é a maior responsável pelo aumento da violência e injustiça social!
    Uma pessoa que exerce vários cargos ao mesmo tempo, todos com salários principescos, pode dizer que defende a justiça social e uma justa distribuição de renda?
    Quem consegue estar em dois, ou três lugares ao mesmo tempo?
    É o caso da maioria dos nossos representantes, seus parentes e pelegos, que recebem do cabide Petrobrás, sem ir ao emprego!
    E com tanto desemprego no País, isso é justo?
    Sem contar que os governantes, que se dizem defensores da justiça social, montam ou estão a par dos esquemas mirabolantes com concursos públicos, onde paga-se para fazer inscrição; e mesmo sendo aprovado, o cidadão que tiver uma restrição, seja no SERASA ou SPC, não poderá assumir o cargo, que é seu por direito!
    Enquanto que, políticos corruptos, com varias restrições e até processos criminais, se candidatam a cargos públicos, recebem verbas dos cofres públicos; verbas de imposto do mesmo cidadão com restrição; barrado de assumir um cargo que é seu, por não ter conseguido pagar suas dividas!
    Será que impedindo este cidadão que tem restrição de trabalhar e ganhar seu sustento, estão facilitando para que ele honre seus compromissos? Isso é Justiça?
    Alem do mais: Até uma criança prematura já percebe, que a maioria dos concursos, sejam ou não públicos, se transformaram em mais uma forma de arrecadação leonina! Onde o cidadão paga para participar, estuda, faz sacrifício para concorrer a uma vaga; e em muitos casos, além da não ter acesso ao resultado das provas; vê o concurso ser cancelado, mas não lhe dão nem satisfação, e nem devolvem o seu dinheiro.
    Fato ocorrido em vários concursos, inclusive da Petrobrás!”.
    Estes concursos na verdade não passam de formulas usadas para tapar os rombos, causados pelo cabide de emprego, onde pelegos analfabetos e parentes de políticos despreparados ganham fortunas, sem trabalhar, ou produzir bulhufas!
    E ainda dizem que o povo é dono do petróleo:
    Como o povo é o dono; se o cidadão de Países vizinhos, onde nem um poço de petróleo tem, está comprando combustível puro, pela metade do valor que pagamos por um combustível adulterado? O mesmo acontece com o gás de cozinha, que é gênero de primeira necessidade!
    Enquanto o político tiver direito a tantas mordomias; puder exercer vários cargos ao mesmo tempo; tiver direito a varias aposentadorias, todas com salários principescos; e a lei de imunidade para acobertar seus desvios, suas corrupções e superfaturamentos; o povo estará tão próximo da Democracia, da justiça social, e de uma justa distribuição de renda, quanta esta da Lua no firmamento!
    É justo, uns ganharem muito sem fazer nada, enquanto a maior parte da população vive de misérias, ou desempregados, sobrevivendo de promessas e esmolas, sem dignidade, presos em currais eleitorais?
    E quem não percebeu que, estão fazendo cortesia com o chapéu alheio?
    Roubam dos aposentados, para fazer pose de humanitários, doando a bolsa família!
    Senhores canalhas; sem trabalho um homem não tem honra, e sem a sua honra, se morre se mata!
    Não da para ser feliz, não da para ser feliz…
    E somos obrigados a aturar canalhas com a barrigas cheia de arrogância, champanha e caviar, do alto pedestal, falando em projetos felicidades, neste país das ilusões, distorções e do faz de conta!
    Fala sério…! “Vamos ser realistas”
    Ou são cegos, simplistas, ignorantes, ou então, demagogos, hipócritas, escravocratas e oportunistas, subjugando nossa inteligência!
    A questão, é que os políticos fizeram alianças, para que todos se mantenham no poder, mamando nas tetas gorda da Nação!
    Quero dizer; sugando o sangue e suor, da população carente e mal informada!
    Percebem que nenhum politico é punido, ou devolve um centavo daquilo que surrupia?
    Preste atenção ELEITOR: Muita atenção:
    Votando em alguém famoso, no seu vizinho, ou em um parente, por saber que ele é honesto, não quer dizer que vc estará ajudando seu País, ou que esteja lutando contra as corrupções, as injustiças sociais, e a favor de uma justa distribuição de renda!
    Note bem; vc poderá estar elegendo um corrupto indiretamente; pois seu amigo, parente, pode até não ser eleito com seu voto; mas o voto vai para o partido e serve para eleger um corrupto deste mesmo partido, ou da coligação!
    E se, seu amigo ou parente, seu ídolo, for bem votado, e eleito; dependendo do partido e das coligações, também poderá estar ajudando eleger um bandido!
    Depois a população fica se perguntando, como este povo foi eleger novamente o fulano, que saiu por impeachment, ou aquele que roubou, e saiu pela porta dos fundos a toque de caixa?
    Mas é simples: Os votos pertencem ao partido, não ao candidato, e serve para eleger outros candidatos da coligação!
    Como aconteceu com tiririca, que por ter sido bem votado ajudou a eleger mais alguns, e nem precisou ser do seu partido, mas de partidos coligados ao seu!
    Estas informações deveriam ser mais divulgadas, mas não convém aos canalhas divulgá-las, pois já fizeram as emendas complexas, com o intuito de ludibriar!
    Ai esta um dos motivos, pelo qual, eles querem a população mal formada e desinformada!
    O interesse da maioria dos corruptos, é se manterem no poder, de uma forma ou de outra!
    Sera que foi por este tipo de Democracia, que nossos antepassados lutaram?
    Se não foi; nossa luta por democracia, justiça, independência e liberdade, precisa ser mais ferrenha!
    Abra sua boca a favor do mudo, pelo direito de todos que perecem!
    Votar no menos pior, é o mesmo, que escolher o carrasco menos pior, para colocar grilhões em seu pescoço, e lhe escravizar!
    Não se deixem engambelar por promessas, que são cantadas em versos e prosas, nas vésperas de toda eleição!
    Abrir hiperlink p/ assinar: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=Janciron
    > A Pátria agradece! Divulgue!
    O texto é de minha autoria, mas pertence a toda “sociedade”, que precisa conhecer estes fatos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

xxn xnnx hindi bf xnxxx junge nackte frauen

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.