revista o Viés

Rancière, política e democracia: ruptura como expressão da igualdade

Jacques Rancière nos ajuda a abandonar as generalizações rápidas e rasas de que política significa sujeira, corrupção e descaso. Política é a percepção da igualdade em face da exclusão social.

Leia mais

O Brasil de setembro/outubro

“Velhos ovos, gerados por velhas serpentes, estavam propensos a eclodir a todo instante e as redes sociais eram o destino óbvio dos ódios destiláveis”. Mais uma história do jornalista Brasil, pelo viés do colunista Calvin Furtado

Leia mais

Entrevista: Dra. Rosane Leal da Silva fala sobre ódio na internet

Dra Rosane Leal dá o ponto de vista jurídico a respeito da onda de manifestações de ódio que tomaram a internet durante as eleições 2014, pelo viés de Felipe Severo

Leia mais

VÍDEO: Traz o teu Viés pra festa!

Há 5 anos, a revista o Viés convive com Santa Maria. Construída coletivamente durante estes 5 anos, a revista nada mais é do que o encontro daqueles que querem falar além. Veja o vídeo com o pessoal que vai estar por lá nessa data especialíssima.

Leia mais

EVENTO: Confirma tua presença no evento de 5 anos do Viés

Vai ter muita coisa rolando na Concha Acústica nesse domingo, 16. E pra saber de tudo e não perder nada o melhor jeito é acompanhar as atualizações do evento no facebook. Até o dia 16 é por lá que vamos avisando tudo, se liga!

Leia mais

Na Estação dos Ventos, a situação é a mesma há anos

Abandonada pelo poder público desde que foi ocupada há mais de 13 anos, a comunidade da Estação dos Ventos, na periferia santa-mariense, recebe mais uma vez promessas de melhorias.

Leia mais

Proposta de reduzir a maioridade penal não será aprovada, dizem especialistas

Além de inconstitucional, a medida tem pouco apoio mesmo em um Congresso conservador. Pelo viés da colaboradora Carolina Fortes.

Leia mais

A exceção e a regra IV: a demonização do demos

Repetiu-se, como nos pleitos anteriores, a ideia de que “pobre não sabe votar”, além do ódio aos nordestinos. Trata-se de um discurso elitista e muito, muito velho, que tem na sua base nada menos do que o medo do demos.

Leia mais

Folhas do vento norte (V). Carta a V.

Em poucas semanas o sol será o sol do verão, o sol de dezembro e de janeiro, e então não haverá mais manhãs frescas e tardes amenas. Haverá pouca coisa em movimento e eu te escreverei sem esta calma de hoje. Um conto de Iuri Müller.

Leia mais

Introdução à crítica da razão chantagista

“Aí está o seu sórdido método: jogar com a fantasia alheia, fazer ao pombo crer que sempre poderá ter mais do que o farelo que ele lhe atira”.

Leia mais
css.php