revista o Viés

A casa aos pedaços da cidade cultura

Fechada desde dezembro de 2015, a Casa de Cultura de Santa Maria aguarda atenção. Na última década, pouco foi feito.

Leia mais

Pode levar maleta, só não pode agressão

A apreensão e fiscalização de comerciantes informais na cidade tem se intensificado pela administração municipal. Mas os senegaleses que vivem em Santa Maria nem sempre conseguem emprego formal rápido.

Leia mais

“Que se faça a vontade do Rei”

“Não pode juntar a galera e beber na rua. Não pode pegar o violão e tocar música no Calçadão. Não pode comemorar aprovação no vestibular”, um relato de Fernanda Arispe sobre a cidade abandonada

Leia mais

Na América, Ifemelu se descobriu negra

Americanah, o premiado romance da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, é uma história assumidamente política sobre racismo.

Leia mais

Plenária Pública debateu ações contra o aumento da passagem do transporte em Santa Maria

Primeiras atividades serão em conjunto com luta por justiça de pais e familiares das vítimas da tragédia na Boate Kiss

Leia mais

Isolar o fato e pôr a culpa nos astros: o plano de fuga perfeito

Por que crimes ambientais como da barragem da Samarco em Mariana (MG) viram “desastres” e “acidentes”? pelo viés da colunista Marília De Nardin Budó

Leia mais

As histórias que nos contam

Aumentar e melhorar a representatividade feminina no audiovisual passa por motivar mais mulheres a escreverem suas histórias, as histórias que imaginam, as histórias que vivem, as histórias das que gostariam de ser protagonistas ou as histórias das quais são vítimas

Leia mais

Às mulheres, nenhum escrúpulo, presidente?

Uma análise sobre os desastrosos atrasos votados pelo congresso mais conservador desde 1964 contra direitos das mulheres.

Leia mais

Tá na moda mas quando é de verdade te incomoda?

O programa Ruído desta quinta-feira (19) discute a apropriação da cultura negra e questões que envolvem a miscigenação étnica de elementos culturais.

Leia mais

Estamos errando o foco sobre segurança pública? Uma conversa com Luiz Eduardo Soares

Um serviço especializado de segurança pública pode resultar em um sistema que coloque o serviço das polícias e das políticas públicas a serviço da população?

Leia mais

Vale: a pior empresa do mundo

Uma grande mineradora assume mínima responsabilidade pelo território — e pelos cidadãos — onde suas operações estão baseadas.

Leia mais

Ruído: “Quem descobriu Brasil não foi Cabral!”

Com todos os ataques, a paralisação das demarcações e de retrocessos como a PEC 215, como os povos indígenas resistem e mantêm sua cultura viva? É o tema do Ruído desta quinta, 12/11.

Leia mais