revista o Viés

Introdução à crítica da razão chantagista

“Aí está o seu sórdido método: jogar com a fantasia alheia, fazer ao pombo crer que sempre poderá ter mais do que o farelo que ele lhe atira”.

Leia mais

Eleições 2014: a vitória de Dilma e a crônica de uma quase tragédia eleitoral anunciada

O significado da vitória suada de Dilma Rousseff (PT) sobre Aécio Neves (PSDB) vai muito além da mera disputa entre duas lideranças políticas de campos distintos. Pelo viés do colunista Alexandre Haubrich.

Leia mais

A vida na beleza da margem

Sobre o momento atual, mas também sobre os percursos que marcaram uma trajetória de quase vinte anos de nomadismo, conversamos com o Carlos Bauer, figura constante entre os panos de exposição estendidos no centro da cidade.

Leia mais

O Brasil de julho/agosto

“O Brasil parecia cada vez mais desconexo da realidade cotidiana. Calado, paciente e ordinário passava os dias a meditar a melhor estratégia de promover seu pensamento na internet”. Mais uma história do jornalista Brasil, pelo viés do colunista Calvin Furtado

Leia mais

Ebola: Inoculando pânico

Não se trata de negar a existência biológica de tais doenças, mas entender a dimensão performática que assumem quando articuladas aos discursos políticos e midiáticos. Pelo viés de Alcir Martins.

Leia mais

Walter Benjamin: o anjo da história voa a contrapelo

A rejeição da história como uma trajetória linear nos leva a criticar todo o conjunto de crenças pelas quais nunca se contesta a posição dos vitoriosos mesmo que ela tenha causado a miséria e o fracasso do outro.

Leia mais

O último dia de Horácio

“Nesse dia, Horácio despertou embrulhado em papelão na calçada da Presidente Vargas”. Um conto do colaborador Bruno Flores.

Leia mais

Protesto nas urnas

Manifestações apresentam ilegalidades políticas acerca da Boate Kiss e incomodam candidatos para as eleições 2014.

Leia mais

Notas sobre cibercidadania

As potencialidades da cibercidadania no contexto de uma sociedade cada vez mais digitalizada. Pelo viés do colunista Luiz Henrique Coletto.

Leia mais

O Uruguai corre o risco de sofrer uma virada à direita?

O candidato à presidência uruguaia Tabaré Vázquez – que representa a continuidade em relação a Mujica – enfrentará eleições apertadas no dia 26 de outubro. O colunista Iuri Müller analisa os temas que estão em jogo caso o país vizinho tenha uma guinada conservadora.

Leia mais

Nikelen Witter: “as pessoas odeiam o que não entra no padrão de gosto delas”

A historiadora Nikelen Witter explica as origens do que é considerado de bom e mau gosto, e como isso serve de distinção social entre as classes.

Leia mais

A exceção e a regra III: A realidade da prisão perpétua no Brasil

“A rotulação de pessoas como anormais tem historicamente servido não ao seu tratamento de saúde, mas ao seu controle”. Os manicômios judiciários e a prisão perpétua, pelo viés de Marília De Nardin Budó.

Leia mais
css.php