revista o Viés

Resistência urbana e cultural na biblioteca

Terceiro edição “Cidade Cultura… pra quem?” movimentou a biblioteca municipal, teve shows locais e apresentação de Nocivo Shomon

Leia mais

As dicotomias essenciais entre Cuba e EUA ainda persistirão

Se o reestabelecimento das relações entre Cuba e os Estados Unidos for feito com base na mera conciliação de categorias aparentemente incompatíveis, corre-se o risco de que ideias hegemônicas sobre ambos os países simplesmente se fortaleçam.

Leia mais

Por que a exceção vira regra? A epidemia de cesáreas no Brasil e a violência obstétrica

A praticidade com que o nascimento ocorre cirurgicamente é marca dos nossos tempos cada vez mais mercantilizáveis: “time is money” !

Leia mais

Boate Kiss: há quase dois anos, desrespeito e impunidade

Durante a limpeza do prédio da boate Kiss, familiares e amigos das vítimas seguem lutando por justiça e clamando respeito para o poder público.

Leia mais

Sobre picho, ética e moral

O debate a respeito de uma pichação com frases pró-aborto na Igreja Catedral de Pelotas é analisado pelo viés da redatora Maiara Marinho.

Leia mais

Congressistas mexicanos buscam brecha na lei para impedir manifestações públicas

Para tentar frear manifestações bloco governista mexicano requenta uma medida que prevê a criação de uma “Lei Geral de Mobilidade” para o país.

Leia mais

Mães de Janeiro: “Não estamos pelos que foram, mas pelos que ficaram”

O encontro entre parentes de vítimas das boates Kiss e Cromañón fortaleceu a luta em Santa Maria. Três mães entrevistadas garantem: enquanto a justiça não for feita, elas não descansarão.

Leia mais

Folhas do vento norte (VI). Fim de festa

Estavam no Parque, numa concha que também é clareira, e que se encheu de gente, som e sol para logo voltar ao cansaço, chegar ao fim de festa. O fim de festa é o que se estava vivendo ali. Um conto de Iuri Müller.

Leia mais

Agressão e preconceito em shopping de Santa Maria

Três MC’s foram vítimas de agressão pelos seguranças de um shopping. Impedidos de prestar depoimento na delegacia, os jovens saíram de lá como culpados

Leia mais

Pra não passar em branco: Zumbi dos Palmares, resistência e ‘racismo cordial’ no Brasil

Enquanto arrastam nossas Claudias – negras! – e somem nossos Amarildos e Rafaeis – negros! – os bandeirantes de outrora continuam sua perseguição

Leia mais

Marcha contra o genocídio: pela vida dos jovens negros

Marcha contra o genocídio da juventude e do povo negro, em Santa Maria, denuncia o preconceito, os estereótipos e o racismo institucionalizado que fazem dos jovens negros as principais vítimas de homicídios no Brasil

Leia mais

Por uma intervenção popular

Alexandre Haubrich discute o processo que levou a direita às ruas, ora pedindo pelo impeachment de Dilma, ora clamando por uma “intervenção militar”.

Leia mais
css.php