A VISITA DE UMA BANDA

Ao invés de conflito, solidão. Ao invés de dor física, dor psicológica. Ao invés de guerra, a banda.

Se do Oriente Médio e, mais especificamente, de Israel só se escuta a dor e a guerra, o filme A Banda é um bálsamo, um pedaço de algo maior, é a arte superando o belicismo.

No filme, uma banda egípcia é convidada para inaugurar um centro de cultura árabe numa cidade israelense. Chegando em Israel é esquecida, ninguém vai buscá-los no aeroporto. A Banda toma então rumo próprio, capitaneada pelo regente sai de ônibus, esperando chegar ao destino.

Não é isso que acontece, numa falha de comunicação eles vão parar numa pequena cidade com nome muito semelhante àquela que desejavam. Presos pela falta de transporte no meio do deserto israelense, são obrigados a passar a noite na cidade, convivendo por um dia com a população local.

De forma leve, um tema importante vem à tona: a solidão. Durante todo o filme, essa é a mensagem que se deseja passar, por meio de momentos de silêncio que não são de modo nenhum forçados, momentos para refletir, mas que não entediam como acontece em muitos filmes com o mesmo tema.

A Banda é um filme que poderia ser rodado em qualquer lugar do mundo, com situações que todos passam, mas que ganha profundidade ao ser israelense, mostrando que se pode sim falar de algo que não leve em consideração os conflitos locais.

Assista ao Trailer:
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=QWYlLb0jm8U&]

A Banda, uma produção de Israel/França/EUA, ganhador do prêmio Un Certain Regard – Jury Coup de Coeur em Cannes, 2007, entre outras premiações. Direção e roteiro de Eran Kolirin.

A VISITA DE UMA BANDA, pelo viés de João Victor Moura

joaovictormoura@revistaovies.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

xxn xnnx hindi bf xnxxx junge nackte frauen

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.