A DAMA DO CACHORRINHO [e outras histórias]

ESTANTE: Anton Tchékhov, o fundador do conto sem trama, novamente na Estante do Viés, agora com “A dama do cachorrinho [e outras histórias]. Pelo viés de Bibiano Girard.

A+ A-

Anton Tchékhov novamente na estante do Viés. Quem sabe, por ser estimado como o maior ou um dois maiores contistas da história. No caso deste russo descendente de servos, filho de um pequeno comerciante, a vida quiçá tenha lhe proporcionado momentos tão bucólicos, tão humildemente acontecidos, que Tchekhóv, por carregar um coração de escritor, tenha ilustrado de maneira literária os acanhados cacos da vida humana que edificam nossos anseios, nossas amarguras e nossas ambições, às vezes vestidas de tolas.

Tchékhov trouxe-nos em seus contos o amor não correspondido em uma conversa de minutos à beira de uma floresta. Mostrou-nos a ânsia de um órfão padecente em morar com o avô, empregado de uma família abastada. Tchékhov é sublime em historiar imensidades em poucas palavras, dominando a precisão de versar a intensidade das relações humanas, breves e vivas, sob uma concisão necessária ao seu estilo de escrita.

Anton Tchekóv, nascido em 1860 e morto em 1904, é assinalado pela crítica como o fundador do conto sem trama, idealizando a poesia sobre os homens, sobre o brado das mulheres romanescas, das crianças ingênuas e macambúzias, sobre a comiseração dos homens mais velhos para com seus vassalos. Dramaturgo, romancista e contista, Tchékhov para sempre será um bom incentivo de leitura e um grandioso influenciador da escrita literária mundial.

Versão de bolso

Uma boa notícia para os leitores de Tchekhóv ou para os aspirantes a leitores, é que “A dama do cachorrinho [e outras histórias]” é uma das milhares de obras das várias partes do mundo contempladas com uma versão pocket da L&PM. O valor do livro é convidativo. 

A DAMA DO CACHORRINHO [e outras histórias], pelo viés de Bibiano Girard

bibianogirard@revistaovies.com

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this pageEmail this to someone