É tudo remix

Everything is a remix/Divulgação
Remix, palavra em inglês que define o ato de alterar uma obra anterior e transformá-la em outra, com aparência similar ou não com a versão original.
Tudo é um remix, a ideia de que o ato de criação não é individual ou totalmente original, mas o resultado dos fatores cópia, transformação e a combinação de elementos anteriores já existentes. A websérie “Everything is a remix” parte dessa premissa para conduzir o espectador entre uma série de exemplos muito distintos defendendo a tese que a originalidade pensada como condução individual e privada é um engodo.
Para decepção daqueles que mitificam heróis individuais, que dignificam a meritocracia como a resposta que a sociedade deve seguir para os mais aptos demonstrarem suas genialidades, que escolhem a lógica privatista ao invés da criação coletiva e compartilhada, o documentário do cineasta estadunidense Kirby Ferguson mostra numa miríade de exemplos e com uma narrativa complexa o que o poeta John Donne havia dito no século XVII: nenhum homem é uma ilha.
A série é dividida em quatro partes temáticas que seguem uma lógica do particular ao universal: no início o tema é a música, que deu fama à ideia de remix como conhecemos hoje. No final, a tese central do autor vai se tornando mais evidente, e o fio da meada mais amplo: o quarto e último capítulo defende que a criação é a junção de copiar-combinar-transformar. Ou seja, é a experiência conjunta, a memória e o imaginário coletivo e as possibilidades compartilhadas que fazem de uma criação o que ela é. Sim, há mãos humanas geniais em ação para que um smartphone seja a evolução do celular, mas sem outras tantas pessoas que pensaram antes em outras criações – que acertaram e que também erraram -, que abriram a possibilidade para que algo existente virasse algo novo.
Sim, esse não é o primeiro texto sobre esse tema. Nem mesmo o primeiro texto sobre a série, lançada em partes entre 2010 e 2011. Sim, se você assistir o documentário vai perceber que a narrativa dele também não tem nada que já não foi feito antes em termos de linguagem audiovisual. Mas, depois de assistir aos quatro episódios a pergunta principal é: o que é mesmo a originalidade?
Veja o documentário em boa qualidade e com legendas em português no Baixa Cultura

Saiba mais sobre a série e sobre outros projetos do mesmo diretor no site oficial do filme
É tudo remix, pelo viés de João Victor Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

xxn xnnx hindi bf xnxxx junge nackte frauen

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.