revista o Viés

Alcir Martins

Alcir é graduado em história e servidor técnico administrativo em educação da UFSM. Atualmente faz mestrado em Ciências Sociais, também na UFSM, e participa da gestão do sindicato dos TAE’s, a ASSUFSM.

Terceirização: uma “nova” estratégia de precarização do trabalho

A terceirização deve ser tomada pelo que de fato é: uma prática que aprofunda e amplia a extração do lucro gerado pela exploração do trabalho alheio. Coluna de Alcir Martins

Leia mais

Quem marchou dia 15?

“Devemos unir forças não só na defensiva, mas também no sentido de criar mudanças reais e efetivas ao que está posto”. Pelo viés do colunista Alcir Martins.

Leia mais

Esquentando o debate

Para além das cada vez mais incontestavelmente extremas temperaturas que temos visto e vivido, o que está em jogo é a produção de riqueza econômica no mundo: manter as economias aquecidas, no atual modelo, significa manter o planeta aquecido.

Leia mais

Por que a exceção vira regra? A epidemia de cesáreas no Brasil e a violência obstétrica

A praticidade com que o nascimento ocorre cirurgicamente é marca dos nossos tempos cada vez mais mercantilizáveis: “time is money” !

Leia mais

Pra não passar em branco: Zumbi dos Palmares, resistência e ‘racismo cordial’ no Brasil

Enquanto arrastam nossas Claudias – negras! – e somem nossos Amarildos e Rafaeis – negros! – os bandeirantes de outrora continuam sua perseguição

Leia mais

Ebola: Inoculando pânico

Não se trata de negar a existência biológica de tais doenças, mas entender a dimensão performática que assumem quando articuladas aos discursos políticos e midiáticos. Pelo viés de Alcir Martins.

Leia mais

Apresentando um brasileiro

Com a experiência dos Círculos de Cultura no SESI, Paulo sistematiza o que sua experiência vivida já lhe mostrara: a escola tradicional não respeita as classes populares. Pelo viés de Alcir Martins

Leia mais

Corria já o mês do cachorro louco

Num hiato de 60 agostos, resolvi pinçar um dentre eles para relembrar de outros assuntos agostotróficos: sim, 1961 foi um ensaio geral para 1964. Pelo viés de Alcir Martins.

Leia mais

Qual texto e qual contexto? Discurso, educação e política

A expansão universitária e o papel do governo Lula na financeirização e privatização do Ensino Superior brasileiro, pelo viés de Alcir Martins.

Leia mais

Racismo e futebol: até mesmo na “nossa” Copa!

Dos campos de futebol ou no seu entorno, ofensas racistas contra jogadores ou árbitros reverberaram e confirmaram manifestações doloridamente corriqueiras fora dos estádios. Pelo viés de Alcir Martins

Leia mais

Lutadorxs do mundo todo: comunicai-vos!

A mídia militante deverá, indo além de ser a voz, dar voz às lutas e aos movimentos. Não poderemos continuar falando pelas pessoas. É preciso falar com as pessoas; é preciso que as pessoas possam falar!

Leia mais