revista o Viés

Jornalismo B

Site de análise crítica da mídia. Além disso, veicula quinzenalmente um jornal impresso gratuito nas ruas de Porto Alegre. Na revista o Viés, encontraremos o trabalho dos jornalistas Alexandre Haubrich e Bruna Andrade.

“Não é o meu corpo que é errado, mas a leitura que a sociedade faz dele”

Em entrevista, a militante Maria Clara Araújo fala sobre sua visão de mundo afrotransfeminista e a luta contra a padronização dos corpos e dos gêneros

Leia mais

Vito Giannotti: imprescindível

Vito não era de meias palavras e, com bom humor, nos dava grandes lições. Pelo viés da colunista Bruna Andrade.

Leia mais

Contradiscurso

A conjuntura é de retrocesso. A desconstrução do discurso de ódio – nos outros e em si mesmo – é uma necessidade para a transformação social.

Leia mais

Direita e esquerda: lutas e variações no Brasil dos anos 2000

Quais são os desafios que se impõe hoje para a esquerda? Alexandre Haubrich analisa o complexo momento político que vivemos e traça possíveis caminhos a serem percorridos.

Leia mais

Visões legítimas do mundo

O que faz a mídia assumir o papel de um ator político? As relações entre os meios de comunicação e a esfera política são explicadas por Bruna Andrade.

Leia mais

Cuba e EUA: o significado político de um dia histórico

Os novos contornos na relação entre os dois países são analisados pelo jornalista Alexandre Haubrich.

Leia mais

Eleições 2014: a vitória de Dilma e a crônica de uma quase tragédia eleitoral anunciada

O significado da vitória suada de Dilma Rousseff (PT) sobre Aécio Neves (PSDB) vai muito além da mera disputa entre duas lideranças políticas de campos distintos. Pelo viés do colunista Alexandre Haubrich.

Leia mais

Quem paga a conta da comunicação pública no Brasil?

Elas necessitam de meios de financiamento que as permitam manter o máximo de independência tanto em relação aos governos quanto ao mercado. Pelo Viés de Bruna Andrade.

Leia mais

Marina Silva: primeiros desdobramentos

A expectativa de que em um possível segundo turno entre Dilma e Marina o nível do debate subisse, com o foco em questionamentos políticos profundos, diminui a cada dia. Pelo Viés de Alexandre Haubrich.

Leia mais

Mídia hegemônica e Copa do Mundo: contradições

Há um processo forte de criminalização dos protestos por parte da mídia das elites. Manifestações que não são ignoradas são marginalizadas. Pelo viés do colunista Alexandre Haubrich.

Leia mais

José Araújo: “A Copa só serve mesmo para quem tem dinheiro”

Morador da Grande Cruzeiro, conjunto de vilas de Porto Alegre, Araújo foi voluntário na Campanha da Legalidade e agora integra o Comitê Popular da Copa local. Sua casa está marcada para demolição.

Leia mais

ELEIÇÕES EM CUBA LEVAM 90% ÀS URNAS

De Havana: Com o ex presidente Fidel Castro indo às urnas, o povo cubano cumpriu mais uma etapa do amplo processo eleitoral.

Leia mais