revista o Viés

Maiara Marinho

Estudante de Jornalismo na UFPel e militante do Movimento Estudantil. Admiradora da América Latina, por causa de Galeano, essa terra de ninguém ainda esquecida é o que lhe inspira para escrever. Acredita em um mundo melhor por teimosia e é apaixonada por cinema e literatura.

Às mulheres, nenhum escrúpulo, presidente?

Uma análise sobre os desastrosos atrasos votados pelo congresso mais conservador desde 1964 contra direitos das mulheres.

Leia mais

A história de uma fotografia

“A negação de ouvir sua história era a afirmação admitida do teor fantasioso dela. Ignorar sua fala e atentar ao seu corpo, sua expressão, a intensidade da fala e a velocidade dela, era permitir um diálogo fantástico de desencontro.”

Leia mais

A arte na transformação do ser

“Me lembro como se fosse hoje. O pessoal do teatro vai até mim e me convida para ir fazer teatro. Eu, cheirado de cola, pergunto: tem comida?”. Perfil de Cid Branco, pelo viés de Maiara Marinho.

Leia mais

A redução da maioridade penal e o medo do medo acabar

A redução da maioridade penal, apresentada como solução pelo discurso do medo, pode ter consequências sérias, mas a diminuição da violência não é uma delas.

Leia mais

Tire a sua fobia do meu caminho

Estudantes da Universidade Federal de Pelotas relatam o racismo e machismo que vivenciam.

Leia mais

Persépolis: guerra e resistência nos quadrinhos

O quadrinho da história política do Irã e de uma jovem que, em contracorrente com o governo do seu país, buscava a revolução de si e do mundo. Pelo viés Maiara Marinho.

Leia mais

A gente não se rende

Falta de segurança sofrida por estudantes leva moradores da Casa do Estudante (CEU) e da Moradia Provisória a ocupar a reitoria da Universidade Federal de Pelotas.

Leia mais

Terceirizar para precarizar

O PL da ‘privatização’ e os retrocessos nos direitos trabalhistas.

Leia mais

Estudante clandestino, pensamento ilegal

O resgate do movimento estudantil que resistiu à ditadura e redemocratizou a política brasileira.

Leia mais

Sobre picho, ética e moral

O debate a respeito de uma pichação com frases pró-aborto na Igreja Catedral de Pelotas é analisado pelo viés da redatora Maiara Marinho.

Leia mais

Pelo direito de ocupar a cidade

Em Pelotas, algumas atividades culturais aproveitam o clima arborizado das praças e a boa localização das ruas para tardes com comida, música, teatro, poesia e artesanato ao ar livre.

Leia mais

Reitoria da UFPel ocupada

Estudantes da Universidade Federal de Pelotas reivindicam a construção de uma nova Casa de Estudantes. Pelo viés de Maiara Marinho.

Leia mais