A gente não se rende

Na manhã do dia 27, a reitoria da Universidade Federal de Pelotas foi ocupada por estudantes da Casa do Estudante (CEU) e da Moradia Provisória. A falta de segurança que estudantes do alojamento provisório sofrem foi pauta principal do ato, além da reivindicação por maior compromisso da universidade com o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).
Um fato violento sofrido por três estudantes que voltavam para o alojamento de uma festa, deixando um em coma e cego de um olho, causou comoção na comunidade acadêmica que está mobilizada para exigir moradia para todos estudantes que vêm de outras cidades. Desde o início da gestão Mauro Del Pino, residentes da CEU questionam o pequeno número de moradias e a demora na construção da nova casa do estudante. A moradia é essencial para a permanência dos estudantes na universidade. O alojamento provisório é pautado, nesse caso, por ser localizado distante do centro, onde a maioria dos cursos está concentrada.
Além disso, a reitoria não garante transporte para o deslocamento. Alguns alunos que estudam à noite se deslocam a pé em um local pouco seguro. Um documento foi entregue à reitoria com sete pautas, entre elas, três prioritárias: a reforma do segundo andar para abertura de mais vagas na casa, apoio psicológico aos estudantes e a resolução do COCEPE para abono de faltas e adiamento de trabalhos e avaliações para os estudantes organizados na ocupação.
Na noite de terça-feira (28), às 20h, uma oficial de justiça levou um documento pedindo reintegração de posse. Sendo assim, na noite de quarta (29) a reitoria foi desocupada e, na manhã do dia seguinte, uma comissão de diálogo recebeu os estudantes para determinar como as pautas seriam atendidas. Por enquanto, há a promessa da entrega do segundo andar ainda em reforma da Casa do Estudante em menos de 40 dias e atendimento psicológico para os residentes da moradia provisória. Os estudantes do alojamento provisório estão morando na CEU, dividindo os quartos com as vagas já preenchidas, à espera de mais quartos na casa.logo

A gente não se rende, pelo viés de Maiara Marinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

xxn xnnx hindi bf xnxxx junge nackte frauen

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.