Atos em Solidariedade ao Povo Palestino em Gaza

No dia oito de julho, o Estado de Israel deu início ao mais recente ataque militar à Faixa de Gaza. A Operação Margem Protetora já deixou mais de mil palestinos mortos e quase seis mil feridos. As justificativas para a atual ofensiva são de que o governo israelense esteja protegendo seu território contra o lançamento de foguetes realizado pelo grupo Hamas. A “guerra” estabelecida, entretanto, historicamente transparece o desproporcional poderio bélico que Israel exerce em relação à Palestina, que vive cerceada em estreitos territórios ou tem sua população pulverizada em diversos países, num verdadeiro exílio.
A manhã deste sábado (26.07) trouxe à Santa Maria a vibração mais forte das cores verde, vermelho e preto, que constituem a bandeira da nação palestina. Reunidas desde às 10h na Praça Saldanha Marinho, a Sociedade Palestina da cidade e movimentos sociais organizavam o “Ato em Solidariedade ao Povo Palestino em Gaza”. Aproximadamente 100 pessoas – muitas delas crianças e mulheres – levantavam cartazes e dizeres condenando o genocídio ao povo palestino, que perdura há mais de sessenta anos.
Iniciativa construída pela Sociedade Palestina de Santa Maria, com os apoios do Sindicato dos Docentes da UFSM (SEDUFSM), Diretório Central de Estudantes (DCE/UFSM) e coletivo Levante Popular da Juventude, durante reuniões ocorridas ao longo da semana passada, outros grupos integraram-se ao processo, como o Movimento Santa Maria do Luto à Luta, Grupo de Apoio aos Povos Indígenas (GAPIN), Movimento Sem Terra (MST), Bloco de Lutas de Santa Maria e o Partido Pátria Livre (PPL). A atividade desta manhã também contou com intervenções de outros partidos e coletivos que defendem a liberdade da nação palestina.
Intercaladas entre vídeos e imagens projetadas numa grande tela, as falas denunciavam o avanço imperialista israelense apoiado pela maior potência bélica mundial (os Estados Unidos) e a importância de se discutir a ofensiva militar por perspectivas além da questão religiosa, agregando fatores econômicos e políticos às desumanas ações que Gaza e toda a população palestina vêm sofrendo.
Foi ouvida a canção “Song for Palestine”, do famoso cantor Roger Waters, da banda inglesa Pink Floyd. Ao finalizar o ato concentrado na Praça e chamar os presentes para uma caminhada pelo centro da cidade – passando pelo Calçadão e dando a volta na quadra pelas ruas Dr. Bozano, Serafim Valandro, Venâncio Aires e Floriano Peixoto – um vídeo com fotos de crianças palestinas ao som da música “We are the world” foi divulgado, enquanto uma grande roda se formava com as mãos dadas entre todos que ali estavam em solidariedade ao povo palestino em Gaza.
  
€€
  
  
  
  
  
Também hoje, às 11h, na cidade de Pelotas ocorreu o Ato em apoio e solidariedade ao Povo Palestino em Gaza. Cerca de 200 pessoas concentraram-se ao largo do Mercado Municipal da cidade, para logo caminhar até o chafariz da Rua Sete de Setembro, no calçadão. “Palestina livre, força e resistência!” foi a frase entoada durante toda a caminhada. Segurando fotografias do massacre de Israel sobre o povo palestino e cartazes de apoio à população da Faixa de Gaza, os manifestantes declaravam repúdio ao genocídio israelense.
Quando o ato concentrou-se no chafariz, os interessados em expressar-se puderam expor suas falas, as quais se focaram principalmente em denunciar a ação ofensiva de Israel sobre Gaza e reforçar a importância de atos de apoio à Palestina pelo mundo. Muitos dos que só passeavam pelo calçadão pararam para ouvir as falas, juntando-se ao ato. Assim, entre bandeiras, cartazes e frases de apoio, o ato terminou deixando uma mensagem sobre a urgência da humanidade – e seus representantes – tomarem uma atitude quanto ao massacre do povo palestino.
Entre as denúncias e o clamor pela paz, liberdade e dignidade humanas, os sorrisos das crianças vistos hoje, tanto em Santa Maria quanto em Pelotas, com certeza carregam a esperança que resiste a cada grito “Palestina Livre!”. 
  
  
  
  
  
  
 
ATOS EM SOLIDARIEDADE AO POVO PALESTINO EM GAZA, pelos viéses de João Victor Moura (fotos), Liana Coll (fotos e texto), Marina Martinuzzi (texto) e do colaborador Marcelo de Franceschi (fotos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

xxn xnnx hindi bf xnxxx junge nackte frauen

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.