Pachamama: ajuda mútua e anarquia

No meio do interior de São Gabriel, uma comunidade anárquica resiste e se constroi coletivamente no campo. Foto: Marina Martinuzzi
No meio do interior de São Gabriel, uma comunidade anárquica resiste e se constroi coletivamente no campo. Foto: Marina Martinuzzi

O caminho chacoalhado pela estrada de chão, o sol a pino do lado de fora e um ônibus no meio do interior da cidade de São Gabriel anunciavam a ansiedade por se chegar na primavera. Primavera libertária, porque, apesar do calorão já instaurado, até o solstício é primavera, e conhecer a Comuna Pachamama é, no mínimo, uma experiência de desconstrução de tudo o que nos cerca na paisagem urbana e no cotidiano de afazeres por fazeres. O terreno do Pachamama permite estar no horizonte. Na chegada, sinaliza o ambiente de uma vida a ser recriada com a bandeira negra e vermelha dos dissidentes do Movimento dos Sem Terra (MST). Tomates amadurecendo na horta agroecológica, reservatório de água, produção de arroz e mel – nas caixas de abelha próximas à barragem.

A Comuna Pachamama é um grupo autônomo composto por 7 adultos e 4 crianças que se propõe a organizar um coletivo anárquico no campo. As famílias que a compõe começaram a chegar em 2008, ao lado de outras famílias, quando o assentamento foi legitimado pelo Incra/RS e ainda contava com o apoio do MST. A Reforma Agrária prometida destinou 20 mil hectares de terra de um latifúndio falido, que há anos se encontrava improdutivo. Ao longo das lutas, no entanto, algumas diferenças na estratégia para se garantir o direito à terra levaram o grupo da Comuna a dissindir do Movimento e reorganizar sua proposta para o modo como ela se encontra agora. A decisão trouxe dificuldades estruturais e de manutenção das necessidades básicas, porém, os problemas não se restringem a essa experiência.

Ali, na fronteira entre a Mata Atlântica com o pampa, um espaço potente que teve de arcar com a situação de total descaso e negligência pelo poder que deveria ser público, de todas e todos. Muitas famílias do assentamento Madre Terra já abandonaram os lotes que conquistaram, e a Comuna, como as demais famílias do local, sabem que, dos 60 milhões de reais prometidos para assegurar a sobrevivência no campo, nem metade foi revertido. O projeto de reforma foi limado, não há água encanada e a luz elétrica foi instalada há menos de um ano. Como esse exemplo, tantos outros assentamentos iniciam de modo rudimentar; as famílias que desistem de seus lotes voltam a viver em condições precárias na cidade. A base que não é dada se transforma em críticas ao baixo cultivo, comumente ditas ou escritas sobre os assentamentos. Os casos que prosperaram geralmente demoraram e demoram um período longo para se estabilizar, como pode ser visto pela COPERTERRA auxiliada pela Coptec. 

   

A chegada de independentes e representantes de coletivos no Madre Terra demorou mais do que o previsto, mas no campo não é tão necessário se preocupar com as horas, mas com o sol. Organizado em torno de dois eixos principais de trabalho e discussão – comunidades autogestionárias e feminismo anti-capitalista – e reunindo cerca de cinquenta pessoas, a segunda edição da Primavera Libertária anunciava um bonito final de semana de trocas, coletividade e lutas.

A presença da Caravana dos Direitos Humanos do RS durante o final de semana elucidou questões latentes no que tange a falta de garantias básicas às parcelas da sociedade já marginalizadas e totalmente esquecidas pelo Estado (na semana que vem, o Viés traz reportagens sobre a PEC 215, a ADI 3239 e o fechamento da EPA, em Porto Alegre). Se o poder de consumo cresceu para alguns, possibilitando uma ascensão dentro da sociedade capitalista, para milhares a situação piorou – as táticas do Estado de abandono e aumento da burocracia distancia ainda mais os povos originários de alcançarem e se manterem numa terra produtiva, convivendo com a Reforma Agrária efetivamente completa – denunciou Onir Araújo, da Frente Quilombola, durante a exposição dos encontros e trabalhos realizados pela Caravana durante o ano de 2014.

Para vincular campo e cidade, o Movimento Autônomo Utopia e Luta, já mais estruturado depois de nove anos de trabalho coletivo, contribuiu com sua experiência autogestionária, em Porto Alegre, reavivando questões que envolvem conceitos e práticas importantes no processo de autonomia. Ocupações mais recentes, como a Chaminé, que confronta a arte de elite, a cultura hierarquizada e a exploração imobiliária, também trouxeram os problemas no enfrentamento com o Estado e a propriedade privada, dado que a ameaça de despejo se torna uma possibilidade iminente em suas situações.  O Ateliê Casa 9, de Santa Maria, dividiu seu modo de tratar  exposições e gerir a vivência na casa coletiva, bem como sua posição crítica à cultura valorizada na cidade, fechada em uma visão hegemônica e de entretenimento, além da taxação de espaços públicos, em uma perseguição aos artistas de rua. Moradores de rua e catadores de lixo de Porto Alegre lembraram  o possível fechamento da EPA, Escola Porto Alegre, que assiste jovens e adultos em situação de risco, e da forma como são tratados de modos preconceituoso e desrespeitoso.

   
   

Relacionando as discussões dos grupos de trabalho, as e os participantes do GT “feminismo anticapitalista” igualmente destacaram a necessidade de entender e estruturar a luta de gênero como enfrentamento ao patriarcado e à propriedade privada, que remete a extensas violência e objetificação (do corpo) da mulher. Convergindo com as atuais polêmicas que abarcam o feminismo na cidade, críticas foram construídas sobre as relações dentro dos próprios coletivos e da posição masculina nesta instância de luta pelo empoderamento feminino e da manifestação solidária dos companheiros em casos públicos de machismo. Na Primavera, também foi entendido que o feminismo radical se constitui enquanto um feminismo de raiz, que não vem ao encontro de combater os homens, mas de desconstruir a estrutura de dominância de um gênero sobre o outro.

Durante as conversas, maneiras de resistir e combater as realidades conservadoras e antidemocráticas impostas, principalmente, pelo governo e setores empresariais foram levantadas a fim de impulsionar o crescimento e a propagação das experiências autônomas e autogestionadas. A prática coletiva e horizontal de organização requer cada vez mais pessoas somando e propondo diferentes ideias de nação, território e produtividade, construindo uma rede de ajuda mútua, sempre ao lado e lutando com “xs de baixo”.

Ao final do domingo, dia 7, depois de debater e refutar posições estruturais da nossa sociedade, como o patriarcado e as opressões de classe  e etnia, o tempo que se perdeu na chegada, enquanto adentrávamos, sem certeza, os campos do interior de São Gabriel, transformou-se em convivência, sorrisos e convites para retornar à Comuna. As intenções são de manter o diálogo e seguir com a proposta de uma nova vida e de um novo lugar para se viver, articulando relações e aprendendo com outras experiências de recriação. 

            

Pachamama: ajuda mútua e anarquia, pelo viés de Caren Rhoden e Marina Martinuzzi.
Fotos pelo viés de Marina Martinuzzi e Michelle Westphalen.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

xxn xnnx hindi bf xnxxx junge nackte frauen

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.