Colunistas

No sentido de ampliar a proposta da revista o Viés não só com os temas já conhecidos mas também de abrir novos espaços de colaboração e compartilhamento, uma série de pessoas e coletivos, com seus acúmulos e perspectivas, também passam a construir o Viés. Nosso desejo é de que mais vozes se somem ao processo de produzir conteúdo, deixando de serem apenas pautas, fontes e leitoras para se tornarem também catalisadoras de uma construção plural, dando vazão e voz à série de demandas que nos une.

Essas novas vozes serão os colunistas fixos da revista. Dez pessoas e coletivos engajados com temas próximos àqueles com que a revista o Viés trabalha, a escrever mensalmente sobre suas opiniões e constatações sobre temas que vão desde a relação entre mídia e criminalidade, a expressões culturais da periferia, até a discussão sobre espaços públicos, entre tantas outras possibilidades.

Mas não se preocupe: além dos colunistas, ainda mantêm-se as colaborações que qualquer pessoa pode enviar para a revista. Para saber mais, acesse o Colabore.

Saiba mais sobre nossos colunistas:

Alcir Martins

Alcir Martins. Alcir é graduado em História e servidor técnico-administrativo em educação da UFSM. Atualmente faz mestrado em Ciências Sociais, também na UFSM, e participa da gestão do sindicato dos TAEs, a ASSUFSM.

   

 Atílio Alencar. Atilio é produtor cultural, midialivrista e aspirante a escritor, formado em História pela UFSM e egresso do ativismo em educação popular.

   

Calvin Furtado. É jornalista formado pela Urcamp e estudante de Ciências Sociais na UFRGS. Trabalha com jornalismo e cinema, desempenhando as funções de diretor de produção, roteirista, produtor de conteúdo, produtor cultural, repórter, fotojornalista e assessor de imprensa.


Caue JacquesÉ MC, integrante do grupo de rap santamariense Nova Beat e membro do Coletivo de Resistência Artística Periférica, que reúne diversos artistas de Santa Maria ligados à cultura Hip Hop e organiza atividades como o Guerrilha da Paz e a Batalha dos Bombeiros. Além de MC, Caue é escritor e ministra oficinas de rima em escolas públicas do município.


GAPINO Grupo de Apoio aos Povos Indígenas é um coletivo com sede em Santa Maria, mas que atua em todo estado nas diferentes frentes de luta dos povos indígenas.

   

Iuri Müller. Iuri é jornalista formado pela UFSM e mestrando em Escrita Criativa pela PUC-RS. Além de sua colaboração no Viés, o jornalista mantém o blogue Calle Soriano.

   

Jornalismo B. O Jornalismo B É um site de análise crítica da mídia. Além disso, veicula mensalmente um jornal impresso gratuito nas ruas de Porto Alegre.

   

Luiz Henrique Coletto. Luiz Henrique é jornalista formado pela UFSM, mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ, ativista pelos direitos humanos e vice-presidente da Liga Humanista Secular do Brasil (LiHS).

   

Marília Denardin Budó. É jornalista e advogada formada pela UFSM, mestra pela UFSC e doutora na UFPR. Atua na área de criminologia e, atualmente, é professora do IMED (Instituto Meridional), em Passo Fundo, e da UNIFRA.

   

Movimento Santa Maria do Luto à Luta. Coletivo organizado e impulsionado por familiares de vítimas e sobreviventes da tragédia na Boate Kiss.

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this pageEmail this to someone