o Reto

26 de junho de 2011

ARQUITETURA PELOTENSE: CONTRASTES E ÂNGULOS: A cidade de Pelotas, no sul do Rio Grande do Sul, é muito conhecida pelo seu centro histórico e por seus doces artesanais. Os prédios suntuosos marcam a prosperidade de outras épocas e começaram a ser restaurados aproximadamente uma década. Enquanto alguns ficam prontos, outros começam a despertar o interesses de projetos públicos de restauro. No entanto, fora do centro, já prédios em estado de avançada degradação. Nessa seção, os contrastes entre as obras arquitetônicas de Pelotas. Veja mais!

19 de junho de 2011

A MARCHA DA LIBERDADE EM SANTA MARIA: Depois de anos de mesmice, uma parte da juventude brasileira resolveu sair às ruas novamente. Não pela queda de um presidente, senador, legislador, regime ou qualquer tipo de tirania apenas política. Não. As pautas eram múltiplas, assim como as bandeiras. A juventude brasileira do início do século, com o advento da internet, parece ter acordado novamente sobre o valor da palavra “cidadania”. O que é ser cidadão? O que é realmente cidadania?

 

30 de maio de 2011

FRONTEIRA DE CONCRETO: A relação com o concreto é inevitável – mais para um lado que para o outro. Apelidado de “muro de Berlim”, hoje os moradores da Natal se acostumaram com o imponente vizinho. Alguns usam o muro a seu favor – seja para prender o varal de roupas, seja como parede para a casa. Mas muitos não aceitam as razões dadas para a divisão: “Até no governo tem ladrão”, lembra o líder comunitário. A generalização de casos isolados prejudica toda a comunidade. O posto de saúde, a escola e a quadra de esportes ficaram para o lado de lá.

Até onde um grupo de pessoas pode interferir no direito de ir e vir de outras tantas? Problemas de segurança pública, problemas sociais. O fato é que o diálogo entre os dois lados teima em ser barrado por alguns muros. Concretos ou não. Clique nas imagens para ampliá-las.

 

 

14 de maio de 2011

COM ESTE PAMPA NA GARUPA: Visitar a Campanha Gaúcha é visitar o passado a cada olhar. Enquanto o viajante vai aos poucos afastando-se das outras regiões do estado do Rio Grande do Sul, logo começa a notar uma leve mudança no relevo. Das montanhas da Serra, região estrategicamente turística por se parecer “um pedaço da Europa”, ou do Planalto Médio e, em parte, das Missões, o viajante notará diferenças geográficas, econômicas, culturais e fisionômicas ao chegar ao pampa. Clique nas imagens para ampliá-las.

 

30 de abril de 2011

LIXO, FOTOGRAFIA E HISTÓRIA? DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ? As imagens que “sujarão” a aba “o Reto” desta semana, foram capturadas durante uma intervenção fotográfica realizada na COHAB Fernando Ferrari, na cidade de Santa Maria/RS, durante o dia 1º de Abril de 2011.

Apesar de se tratar do dia da mentira, as imagens fotografadas foram a representação da verdade, pois mostram uma realidade de como o lixo se apresenta em nossas ruas, especialmente nas ruas da COHAB Fernando Ferrari.

 

23 de abril de 2011

OS PASSOS EM COLONIA: Colonia, situada na beira do Rio do Prata e fundada em 1680, é hoje considerada Patrimônio da Humanidade. O terceiro maior departamento do Uruguai, que tem como Colonia sua capital, foi disputado por impérios que desejavam usufruir da posição geográfica estratégica. A Coroa portuguesa não ficou de fora e dominou a região por várias décadas. Nos dias sem nuvens, pode-se ver tranquilamente os prédios mais altos de Buenos Aires. Clique aqui ou nas imagens para ampliá-las.

 

 

3 de abril de 2011

ONTEM À TARDE: Ao primeiro passo, pretendia fotografar pessoas peculiares. Sentei com Miguel, colombiano que vaga por cidades e países. Claro que o primeiro impulso dele foi “ah, já sei, fotografar bicho estranho, coisa esquisita…”. Para explicar que não era uma ideia tão rasa, citei Diane Arbus, uma retratista estadunidense que admiro. Acabamos por conversar durante uma tarde toda e eu a compreender que bem como a fotógrafa trabalhava, era necessário tempo para aquele tipo de Retrato.

 

21 de março de 2011

LUGARES E PESSOAS: O norte argentino, ainda pouco conhecido por nós, esconde, além de pontos turísticos incríveis, vidas e lugares. São pessoas e pontos comuns tecendo os dias na cidade grande de que uma capital de província ou nas inúmeras cidadelas cheias de cultura indígena e campesina. Há, também, aspectos de uma tradição parecida coma  do Rio Grande do Sul. Vestimentas e hábitos apontam a ligação de duas regiões que intercambiaram gentes, produtos e cultura há séculos. Nas cidadelas, indígenas e paisagens lembram um aspecto comum entre os países latino-americanos: a vontade de resgate de raízes depois de uma história de aculturação. Clique aqui ou nas imagens para ampliá-las.

 

21 de março de 2011

TRÊS DA MADRUGADA: Aconteceu agora, duas e pouco. Sussurros do rumo de fora, calçada. Outono, segundo dia. O frio é forasteiro em tempo de tardes quentes. A madrugada, esse animal instigante e insaciável que brota todos os dias das cinzas e engole os homens. Domingo para segunda. O rompimento dos sonhos. A metamorfose das ninfas. O breu. Quem sussurra? É ela, mulher. Bate à porta e se oferece: já estive na cadeia. Gasta um boné branco, calças. Deve perceber o frio, bêbada. Cigarro, fumaça. Da sacada, observo o ninguém. Ela me fisga, incita. De longe, intui. Quer gritar, cachimba. É ela, mulher. Assentada, ponto de ônibus. Adormecer, não. Quem sabe mais rua abandonada. Centro da cidade. O interfone toca. É ela, a madrugada.

 

12 de março de 2011

OS CADÁVERES ANIMADOS DE FERNANDA BONA: Trata-se de uma série de fotografias onde personagens que há algum tempo desenvolvo, saem do seu mundo até então unicamente bidimensional, e vem fazer parte do suposto chamado mundo real.

Desenho personagens com fortes expressões de revolta, euforia, tristeza e outros sentimentos. Primeiramente eu os desenhos, depois eu os trago para a realidade em diferentes situações do cotidiano, para assim fotografá-los em ação. Clique aqui ou nas imagens para ampliá-las.

 

26 de fevereiro de 2011

ENTRE RIO GRANDE E SÃO JOSÉ DO NORTE: Rio Grande é uma cidade ao sul do estado do Rio Grande do Sul, fundada em 1737 e São José do Norte, fundada em 1738, é a sua “companheira” do outro lado do canal que liga a Lagoa dos Patos ao Oceano Atlântico. O passeio de balsa entre as duas custa apenas R$2,00 e dura aproximados 30 minutos com direito a respingos d’água no corpo. Contudo, a paisagem abissal é o que mais encanta. A vastidão da água que separa duas cidades que se enxergam. As torres da igreja católica de uma com os andaimes do porto da outra. Clique aqui ou nas imagens para ampliá-las.

 

19 de fevereiro de 2011

JANAINA, NOSSA RAINHA: O redator Bibiano Girard acompanhou, durante a noite do dia 1º de fevereiro e a madrugada do dia 2 de fevereiro, a 36ª Festa de Iemanjá, na Praia do Cassino, litoral sul do estado do Rio Grande do Sul.

Milhares de pessoas vinham acampando, desde os dias anteriores à festa, em um grande espaço localizado às margens da praia intitulado Acampamento Espírita. Lá, grupos de diversas localidades, como Frederico Westphalen (RS) e Florianópolis (SC) construíram em poucos dias uma pequena cidade de barracas, carros e furgões. Clique aqui ou nas imagens para ampliá-las.

 

 

 

15 de janeiro de 2010

POR UMA LENTE, UM POUCO DA BOLÍVIA E DO PERU: A redatora Liana Coll esteve de passagem pelos nossos irmãos e vizinhos Bolívia e Peru, retratando, através da lente de sua câmera, um pouco da vida andina, de sua luta exposta nas paredes e de seus sorrisos e cores encantadores. Veja abaixo fotografias que chegam a fazer-nos sentir o ar e o clima da vida de nossos irmãos latinos que vivem próximos à Cordilheira dos Andes.  Clique aqui ou nas imagens para ampliá-las.

 

26 de novembro de 2010

O ATIVISMO POLÍTICO DE LATUFF: O Reto traz para a galeria artística da revista o Viés as charges do renomado chargista brasileiro Carlos Latuff. Latuff é carioca, nascido no ano de 1968, e desde 1990, quando fez sua primeira charge para um boletim sindical, não parou mais de exercer a política, a cidadania, o ativismo e o grito de luta com a caneta na mão. Clique aqui ou nas imagens para ampliá-las.

 

14 de novembro de 2010

12 CLIQUES NA ROMARIA DE NOSSA SENHORA MEDIANEIRA: Aconteceu neste domingo, 14 de novembro, a 67ª Romaria da Nossa Senhora da Medianeira, com a presença de mais de 280 mil romeiros. A procissão, que acompanhava a imagem da Santa, partiu da Catedral Diocesana às 8h30min em direção ao Altar-Monumento, onde às 10h foi realizada a missa principal com dom Dadeus Grings.

A Romaria de Nossa Senhora Medianeira, que neste ano comemorava os 100 anos da Diocese de Santa Maria e os 35 anos da construção do Altar-Monumento, é hoje o segundo maior evento religioso do Brasil, atraindo fiéis de todos os cantos do país. Clique aqui ou nas imagens para ampliá-las.

 

26 de outubro de 2010

ÔNIBU$ EM SANTA MARIA: ASSEMBLEIA POPULAR: O dia 25 de outubro de 2010 foi,  com certeza, uma data marcante na história do movimento estudantil. Não só para o movimento em si, como para toda a cidade de Santa Maria (RS). Permaneceram na Câmara de Vereadores da cidade, estudantes e representantes de movimentos sociais, cidadãos, das 19h até às 2h da manhã.

A Assembleia Popular ocorreu de forma pacífica e bem estruturada, com intervenções e comentários de todos que desejaram falar. Porém, o fato lamentável da noite foi a ausência do prefeito Cezar Schirmer que, após conceder uma Assembleia Popular, alegou desconhecer o compromisso. Após as discussões (embasadas em dados e em bons argumentos), os estudantes presentes votaram por permanecer na Câmara até que o prefeito atendesse às reivindicações. Para ler mais sobre o ato e ver as imagens ampliadas, clique aqui ou nas imagens abaixo.

 

19 de outubro de 2010

ATO CONTRA O AUMENTO DA PASSAGEM DE ÔNIBUS: A revista o Viés esteve presente junto ao ato estudantil de Santa Maria contra o aumento da passagem e disponibiliza aqui algumas imagens do protesto. As primeiras imagens são ainda na prefeitura municipal, seguindo depois para o Viaduto Evandro Behr, terminando na reunião dos conselheiros no Bairro Nossa Senhora de Lourdes. Veja reportagem especial sobre os protestos clicando aqui. Leia também texto escrito por Nathália Costa sobre os acontecimentos de segunda-feira clicando aqui. Clique aqui para ver as imagens ampliadas.

 

15 de outubro de 2010

AS OBRAS DE ROBERTO PLOEG: Roberto van der Ploeg é um pintor holandês que, desde 1979, mora no Brasil. Ao chegar à Recife se estabeleceu no Alto do Pascoal, com vista para o Estádio do Arruda. Foi ali que, nas palavras do artista, sentiu “amor à primeira vista” pelo Santa Cruz Futebol Clube.

Suas pinturas ilustraram o perfil do time pernambucano, incluído na 47ª Edição da revista. Para ver mais obras do artista alemão aqui na revista o Viés, clique aqui ou nas imagens abaixo.

 

12 de outubro de 2010

QUEBRADA DE LAS CONCHAS: A Quebrada de Las Conchas, também conhecida como Quebrada de Cafayate fica nos arredores da cidadezinha de 12 mil habitante de Cafayate, na província nortenha de Salta, Argentina. Ao longo da rota nacional 68 vamos parando em trilhas ao longo das formações montanhosas. As montanhas formaram-se por sedimentos de mar, já que há, aproximadamente 90 milhões de anos o local era marítimo. O nome de las Conchas faz referências aos animais marinhos e crustáceos que encontram-se sedimentados nas formações. Clique aqui ou nas imagens para ampliá-las.

 

10 de outubro de 2010

CAMINHOS DE SILVEIRA MARTINS: Silveira Martins é conhecida como Berço da Quarta Colônia de Imigração por ter recebido as primeiras levas de imigrantes italianos da região central do estado do RS. Viajar pelas estradas que levam a Silveira Martins é passear pela história e conviver com cenários exuberantes que mais parecem saídos de pinturas. Aos poucos que se anda, surgem pela beira da estrada moinhos, vendas coloniais e casas de arquitetura italiana em vales montanhosos acompanhados pelo som de um pequeno riacho que permeia a estrada. Clique aqui ou nas imagens para ampliá-las.

 

5 de outubro de 2010

ELEIÇÕES 2010 EM CHARGES: O primeiro turno das eleições passou, mas as charges veiculadas na revista o Viés durante a campanha eleitoral, continuam aqui n’o Reto. O redator e chargista da revista o Viés, Rafael Balbueno, colocou em desenho o clima que se abateu sobre as Eleições 2010 para presidência. Clique aqui ou nas imagens para ampliá-las.

 

3 de outubro de 2010

SANTA MARIA DA BOCA DA URNA: Os redatores Gianlluca Simi e João Victor Moura percorreram algumas ruas da cidade de Santa Maria durante o primeiro turno das eleições de 2010. Pouco movimento e muita sujeira pelas ruas, como “santinhos” e cartazes rasgados deram o tom ao domingo de urnas. Clique aqui ou nas imagens para ampliá-las.

 

 

12 de setembro de 2010

COLAGENS DE SÍLVIO ALVAREZ: Silvio Alvarez, artista plástico paulistano, trabalha com colagem desde 1989. Usando recortes de revistas e materiais publicitários, Sílvio retrata com olhar crítico o cotidiano das grandes cidades de maneira onírica. Além de comercializar seus trabalhos, o artista desenvolve projetos especiais para empresas e percorre o país realizando oficinas de colagem, nas quais procura aliar arte e conscientização ambiental. Para conhecer mais sobre o trabalho do artista, acesse o seu site, clique aqui ou nas imagens abaixo.

 

15 de agosto de 2010

AS CAMISETAS DE ELLEN: Ellen Maciel pinta camisetas a mão. Os temas partem de cinema, música, budas e shivas. Além de um ótimo gosto, desenvolveu a técnica do “olhômetro”: com tinta passa para o tecido a figura observada adaptando assim as proporções, mas sem perder detalhes. Encontramos em seu álbum no Orkut camisetas de Madonnas, Stevie Rays, Beatles, Pink Floyds, AC/DCs e mais, todas a venda. Clique aqui ou nas imagens para ampliá-las e para saber um pouco mais sobre a vida da artista.

 

31 de julho de 2010

COMO FALAM NOSSOS MUROS: Em qualquer cidade, desde as pequenas na beira da colina até gigantes como São Paulo, os muros falam. Alguns amam, outros odeiam, outros reivindicam, outros expõe, outros desmentem. Contudo, e principalmente, dão vida, cor e voz às cidades mudas ou ensurdecidas no barulho caótico. E assim vai se construindo esse imaginário urbano já absorvido pelos nossos olhos. Leia sobre o assunto nas reportagens em “Nos moldes das ruas” e “Vida ao túnel“, do redator Tiago Miotto. Clique aqui ou nas imagens para ampliá-las.

 

23 de maio de 2010

PAINEL DA BIBLIOTECA HENRIQUE BASTIDE: A redatora Liana Coll visitou o painel gigante pintado no muro externo da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, de Santa Maria. No painel, uma imensa imagem que mostra a Santa Maria das primeiras décadas do século XX. Além de ter se tornado um novo cartão-postal, o painel homenageia a cidade em seu 152º aniversário. Clique aqui ou nas imagens para ampliá-las.

 

22 de fevereiro de 2010

WWW.VIDABESTA.COM: O site tem tirinhas e quadrinhos e coisinhas assim. Galvão é ilustrador e é bom, basta. Agora o site está em construção, mas ainda assim dá pra dar uma olhada em Juvêncio e Demerval, um casal quase romântico, além de tirinhas diárias. Clicando na tirinha abaixo você vê algumas que foram selecionadas e indo ao site pode acompanhar tudo. Como conselho: façam isso, é bacana! Clique aqui ou nas imagens para ampliar.

 

7 de dezembro de 2009

DESENHOS E PINTURAS: Desenhos e pinturas de Guliherme Nunes, o “Guinr“. Outros trabalhos, desenhos e telas de Guilherme Nunes estão no seu flickr. Clique aqui ou nas imagens para ampliá-las.

 

2 de dezembro de 2009

VIDA EM TIRAS: Crianças na Rua do Pântano, em Pelotas (RS). As fotografias são da redatora Liana Coll. Clique aqui ou nas imagens para ampliá-las.

 

23 de novembro de 2009

RIMBAUD: Jean-Nicolas Arthur Rimbaud, poeta francês, pelo viés da redatora Caren Rhoden. Clique aqui ou na imagem para ampliá-la

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this pageEmail this to someone
  • http://SubsoloArt.com SubsoloArt.com

    Muito boas as idéias fotos e matérias… realmente muito legal..

    Valeu pelo contato, no que precisarem estou aqui!!

    Abração, sorte e sucesso!!

    http://SubsoloArt.com

  • http://www.ocy.cz Teresa

    Muito boas as idéias fotos e matérias… realmente muito legal..
    +1

  • Douglas L. da Silva

    Muito bacana as fotos. Gostei do primeiro charge e vida em tiras…

  • Aloisio Licht

    Muito Massa! Gostei muito. Nasci e cresci em Macondo, botem meus desenhos aí. Não me deixem pro natal luz de Santa Maria rsrsrs. Ele foi agora.
    Um abraço