revista o Viés

Gianlluca Simi

Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria e doutorando em Teoria Crítica e Estudos Culturais na Universidade de Nottingham. Interessa-se por pós-colonialismo, migrações e fronteiras a partir de uma interface entre Antropologia e Relações Internacionais.

gianllucasimi@revistaovies.com

Um gene para tudo

A história está repleta de horríveis exemplos do mau uso das teorias evolucionistas para justificar poder e desigualdade. Bem-vindos à nova era do determinismo biológico.

Leia mais

O problema não é a (i)migração mas o (i)migrante

Como alguém que se orgulha de suas raízes migratórias pode, então, opor-se à migração?

Leia mais

Viajar ou não viajar? Ou o paradoxo da travessia de fronteiras geopolíticas

A promessa é certeira: viajar daqui para lá te faz uma pessoa melhor. Ou não será tão simples assim?

Leia mais

Emad Burnat: ‘A câmera sempre foi uma testemunha muito importante’

Entrevista com Emad Burnat, diretor do documentário ‘5 Câmeras Quebradas’.

Leia mais

Bordergate: as cancelas da fronteira

Pedido de colaboração para tese de doutorado sobre as fronteiras do Rio Grande do Sul.

Leia mais

De Chiapas a Rojava: mares nos dividem, a autonomia nos une

Apesar de estarem a continentes de distância, as lutas dos curdos e dos zapatistas têm um propósito em comum: resistir ao capitalismo, libertar as mulheres e construir autonomia.

Leia mais

Rancière, política e democracia: ruptura como expressão da igualdade

Jacques Rancière nos ajuda a abandonar as generalizações rápidas e rasas de que política significa sujeira, corrupção e descaso. Política é a percepção da igualdade em face da exclusão social.

Leia mais

Walter Benjamin: o anjo da história voa a contrapelo

A rejeição da história como uma trajetória linear nos leva a criticar todo o conjunto de crenças pelas quais nunca se contesta a posição dos vitoriosos mesmo que ela tenha causado a miséria e o fracasso do outro.

Leia mais

Rio Grande do Sul: cultura não é desculpa

Esta semana não precisa ser de escárnio dos sentimentos exaltados pelo Rio Grande do Sul, mas aquilo de que certamente não precisamos, especialmente face a eventos recentes, é de reforço às ideias de que existem formas historicamente apropriadas de se ser gaúcho.

Leia mais

Yes or No? O dilema escocês

No próximo dia 18 de setembro, a população da Escócia vai às urnas para decidir o futuro político do país, respondendo à seguinte pergunta: ‘a Escócia deve se tornar um país independente?’

Leia mais

The discursive extermination of the human condition of Palestinians

Operation Protective Edge daunts due to the disproportion between Israeli forces and Palestinian groups. The remaining question is: why does Israel self-defence justification prevail over the Palestinian perspective?

Leia mais

O extermínio discursivo da condição humana dos palestinos

A Operação Margem Protetora assusta pela desproporção entre forças israelenses e grupos palestinos. Fica a pergunta: por que a justificativa de defesa de Israel prevalece sobre a perspectiva palestina?

Leia mais